Notícias

Tabela FIPE

Tabela FIPE

A Tabela Fipe expressa preços médio de veículos efetivamente praticados no mercado, base nacional. Há, portanto, transações que ocorrem acima ou abaixo dos preços divulgados. Quem utilizar a Tabela como referência para compra (inclusive junto a lojas e concessionárias) e para venda (inclusive junto a seguradoras, em caso de roubo ou indenização integral) deve fazê-lo tomando-a como parâmetro de negociação.

Para a obtenção do valor médio de mercado foram considerados preços de veículos das várias regiões do país e com diferentes características, tais como estado de conservação, cor, tipo de pintura e itens acessórios ou opcionais, sendo desconsiderados, para efeito de cálculo, aqueles preços excessivamente distantes da média.

Como qualquer índice de preços, a tabela Fipe pode ser utilizada, livre e voluntariamente, em contratos. Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.

A Fipe presta serviço para 24 estados (AC, AL, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE E TO) calculando os preços médios de veículos a nível regional, para servir de base de cálculo na cobrança do IPVA.

A Tabela Fipe não inclui veículos que tenham tratamento tributário diferenciado, previstos no art. 1º da Lei 8.989 de 24/2/1995 (adquiridos por motoristas profissionais, cooperativas de trabalho e por pessoas portadoras de deficiência).

Fonte: FIPE    http://www.fipe.org.br/web/index.asp